O que é mais importante na hora de escolher um celular? - CDC Responde

Com a chegada da tão esperada Black Friday, muitas pessoas estão juntando um dinheirinho para trocar de celular, mas, em que devemos dar preferência na hora de escolher um aparelho? É isso que iremos responder neste post.

PS: Já fizemos um post mostrando o melhor celular custo x benefício de 2016, se quiser conferir, basta clicar aqui ou no link: 

Muitas lojas, em seus anúncios, deixam bem claro que o processador do celular é Quad Core, ou seja, tem quatro núcleos, e logo vem na nossa cabeça de que aquele celular é bom. Bem, não se deixe levar por isso, o que define um celular não é a quantidade de núcleos do processador, e sim a memória RAM que ele possui e a frequência em que esse processador trabalha, quanto maior, melhor. 


"Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito. Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no Armazenamento Interno (ROM) (armário)"
Fonte: TechTudo

Mas qual a quantidade de Memória RAM ideal para um celular?
Depende da versão do Sistema Operacional, um Android 5.0, por exemplo, necessita de 1GB para ser executado sem travar. Atualmente, minha recomendação é comprar um celular com no mínimo 1GB, mas para melhor desempenho nos próximos anos, 2GB é o suficiente para isso e ainda suportar todos os jogos da Google Play.


Mas, e o processador?
Você tem sim de olhar a quantidade e núcleos do processador, mas também a frequência em que ele trabalha. Minha dica é olhar primeiramente a Memória RAM, pois se tiver uma grande quantidade, melhor o processador é. Minha recomendação é no mínimo um processador de quatro núcleos (Quad Core) 1.6GHz ou mais.


Estes dois são os principais componentes a se observar na hora de comprar um novo celular, outras configurações vão ao seu critério, mas vou dar uma sugestão para cada um, para obter melhor desempenho e qualidade:

Armazenamento Interno (ROM): É aqui que todos os seus arquivos serão armazenados, sejam aplicativos, músicas, fotos, tudo. Se você usa apenas Redes Sociais e acessa a internet, acredito que 8GB seja mais que suficiente, mas se você for exigente e quiser um celular para jogos, não compre com menos de 16GB, 32GB é o bastante para não aparecer aquela mensagem de que não há espaço.


Câmera: Se você gosta de tirar selfies, não compre um com câmera frontal menor do que 5MP, agora se você gosta de tirar fotos com a câmera traseira, no mínimo 8MP, mas a minha recomendação é de 13MP, para fotos com mais qualidade e nitidez (também varia muito de celular).



Exemplo da câmera frontal de 5MP do celular Redmi Note 3 Pro e da câmera traseira de 16MP, veja a review completa do celular clicando aqui.

Bateria: Muitas pessoas reclamam da bateria de seus celulares, que é extremamente baixa. Bem, praticamente todo celular é assim, até mesmo os TOPs de linha. O que define a duração da bateria são os mAh, um celular com 2200mAh, por exemplo, tem uma bateria muito baixa, não dura muito, agora existem outros com 6000mAh, que dura aproximadamente um dia. O mínimo para um celular com bateria razoável é mais de 3500mAh, mas mesmo assim ainda vai depender da sua exigência (brilho, aplicativos, bluetooth, GPS, wi-fi...).


Bateria de um dos mais baratos celulares TOPs de linha Oneplus 3, de 'apenas' 3500mAh.

É isso, espero ter lhes ajudado de alguma forma, sempre olhe o hardware de um celular, pois mesmo se você quiser um só para redes sociais, necessitará de um com as especificações acima, pois as mesmas vão consumir muito mais memória RAM e ROM de eu aparelho, esteja preparado !

Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
27 de setembro de 2018 às 14:59 delete

Gostei muito do conteúdo, realmente devemos analisar a bateria e a memória RAM, gosto de olhar também o processador e a câmera. Por ser bastante exigente com celulares acabo gastando um pouco mais na hora de comprar um novo, por isso prefiro comprar um semi novo e usar um cupom de desconto trocafone para economizar

Reply
avatar